Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Software Livre

Os Softwares Livres são programas de computador, que trazem consigo o código fonte (uma espécie de projeto), mas como internacionalmente, o termo "Livre" é "traduzido" como Free (Grátis), e a maioria dos Softwares Livres é disponibilizada Gratuitamente, principalmente para uso pessoal então a maioria das pessoas generaliza para software gratuito. o que não é verdade.


Comparando-se com uma casa, o Software Livre é a casa que ao compra-la, você está comprando também o projeto, e pode até demolir ou reconstruir se quiser (por isto se diz livre), já o software proprietário é a casa que não vem com o projeto. Além do mais, você só compra o direito de usar, e usar sozinho, pois para cada nova pessoa, que o acompanhar, você terá de pagar novamente.


Tecnicamente seria o seguinte:


  1. O programador cria o programa, que nada mais é do que uma seqüência de tarefas, que o computador executará, para este programa cumprir sua função, como por exemplo um editor de textos. Esta lista de tarefas é escrita na linguagem de programação que o programador escolher, Python, Java, C++, etc e é um documento escrito em texto puro, chamado de código fonte.


  2. De posse do código fonte, o programador usa um programa chamado compilador (cada linguagem de programação tem o seu), que traduz este texto para linguagem de máquina, formando o programa executável, pronto para uso.


Quando você compra um software, proprietário, você está comprado apenas o direito de usar o programa executável. É como a casa sem o projeto, onde não se pode sequer, fixar um quadro na parede, por não saber se por aquele ponto, passa dentro da parede um cano d'água ou um cabo elétrico. E também por não ter permissão para isto, já que você comprou apenas, o direito de uso.


O software Livre, vem com o código fonte junto, e se você é um programador, ou uma empresa que o compra tem um programador, ele pode fazer alterações no programa, como quiser.


Outra coisa é que o tipo de licença de uso é livre, portanto, você pode utilizar a mesma cópia, para instalar em todas as máquinas que possuir e também fazer quantas cópias quiser, esta licença, algumas vezes, é chamada de Copyleft (trocadilho com Copyright).


Este tipo de software sempre existiu, mas com a proliferação do Software proprietário, ficou esquecido. Mas em 1991, um Finlandês chamado Linus Torvalds, criou um programa com a tecnologia do Unix (primeiro grande sistema operacional, criado no final do anos 60 por cientistas). O Grupo de desenvolvedores que se formou em torno dele, decidiu chamá-lo de LINUX, em homenagem ao Linus e ao UNIX. Ele o distribuiu aos seus amigos, estes foram fazendo modificações e melhoramentos, e redistribuindo, até os dias de hoje. Eles aproveitaram também o trabalho de um Americano chamado, Richard Stalman, que havia criado, oprojeto GNU com os módulos que complementeriam o Linux e a Free Software Foundation, com uma licença livre chamada GPL (General Public Licence), esta licença diz, que o trabalho foi realizado pelo autor fulano de tal e que você pode fazer quantas cópias quiser e redistribui-lo ou utilizá-lo em outros trabalhos, desde que mantenha o registro do nome do autor, e também distribua este trabalho resultante, sob a mesma licença.


Hoje temos um sistema operacional completo, e um conjunto de aplicativos, onde cada qual é mantido por um grupo de pessoas, que adoram programar e colaborar. A este conjunto de sistema operacional e aplicativos, se dá o nome de distribuição ou simplesmente distro. Hoje temos várias distros, algumas mantidas por voluntários e outras por empresas.


Slackware - mantida por uma única pessoa Petrik Volkerding, a mais antiga em atividade até hoje, eu a uso e gosto da filosofia de simplicidade que a norteia.
Debian - mantida por uma comunidade de mais de 2000 voluntários organizados, em torno da comunidade, muito estável indicada para empresas.
Kurumin - Brasileiro mantido por Carlos Eduardo Morimoto, muito bom roda direto do CD sem instalar na máquina, indicado para manutenção.
Suse, Red Hat, etc, são mantidas por empresas, com suporte técnico de alto nível.
Mandriva - surgiu da junção da empresa Francesa Mandrake, com a Brasileira Conectiva, excelente.


Temos também vários outros sistemas operacionais livres, todos com tecnologia do Unix e que podem ser instalados em PC:
FreeBSD - da Universidade da Califórnia.
OpenSolaris - da empresa Sun Microsystems.


Detalhe, todos estes sistemas sem exceção, são imunes a VÍRUS. Como os vírus são feitos para o outro sistema, seria como dizer palavrão em português, para um francês, não teria efeito.


Abaixo alguns links, para aqueles que querem um maior contato.


O mundo do Software Livre:


O Aplicativo favorito - BrOffice.org
O nosso grande navegador de internet - Mozilla Firefox
As noticias, no mundo do Software Livre - Br-Linux
Tutoriais - Viva o Linux
Fóruns - Guia do Hardware
A melhor comunidade feminina, do software Livre - As LinuxChix


O nosso guia supremo, do mundo Linux:


Guia Foca Linux


O máximo do Slackware Linux:


Slackwarenaveia
Slackware-brasil
Slacklife



Como resultado desta cultura de conhecimento livre, temos a maior enciclopédia do mundo, online a Wikpedia em duas versões.


Inglês
Português


Eu pessoalmente colaboro com o BrOffice.org, que é um conjunto de aplicativos para escritório. Com planilha, editor de textos, programa para apresentações, desenho, banco de dados, etc. Eu não sou programador, então disponibilizo alguns arquivos exemplo, do BrOffice.org. Estes arquivos estão disponíveis: no
Escritorio Aberto.


Um detalhe que eu acho particularmente interessante no software Livre é que os programadores, montam os programas de uma maneira, em que tudo o que aparecerá escrito para o usuário, durante a utilização do programa, possa ser separado em um único arquivo, desse modo, traduzir o programa para outra língua, se torna muito fácil, basta traduzir este arquivo - quase todos os programas são poliglotas - Checo, Russo, Chinês, Esquimó-Inuit, Português, etc.



Se você chegou até aqui, parabéns pela sua tenacidade e perseverança, e me perdoe por alongar tanto o assunto.


Eu lhe desejo muitas felicidades!!!


Copyleft (C) 2007 Sincero Zeferino Filho (OhEremita)

Nenhum comentário: