Páginas

sábado, 3 de novembro de 2007

Tecnologia X Ciência

Entendo as produções humanas, como oriundas de apenas duas correntes distintas: da ciência e da tecnologia.

Vejo a ciência como o inicio de tudo. O método mais adequado à prospecção. A dedicação apaixonada e sem tréguas, daqueles que a fazem. Em todas a áreas das atividades humanas, temos uma ciência puxando a fila.

A tenologia, eu percebo como o resultado final das descobertas cientificas. Uma série de pequenos “fenômenos” naturais, se materializando em conjunto, sobe o “corpo” de um dispositivo. Um milagre concretizado pelas mãos humanas. Algo impensado em tempos anteriores. Coisa corriqueira nos dias de agora. Aquilo que será usado, pelos que se dedicam a outras áreas.

Acredito piamente que nosso caminho em direção à ciência, passa antes pela tecnologia, pois ela está mais próxima do mundo real. Por isso mesmo tenho a crença, de que nossa estrutura de ensino não pode mais continuar a ensinar ciência pura e principalmente a cobrar tantos resultados dos alunos. Haja visto que a ciência depende de um conhecimento bastante profundo, daquela área a que pertence. Adolescentes são seres humanos com seu conteúdo ainda em formação. Não sabem que caminho seguir, a qual área se dedicarão. Como podemos esperar que tenham conhecimentos profundos, em todas as áreas simultaneamente? Já que a escola se propõe a ensinar todas elas, ao mesmo tempo.

Imagino que se ensinarmos primeiramente a tecnologia, estaremos preparando profissionais que poderão chegar às altitudes inimagináveis, da ciência de suas áreas de atividade. Pois dominarão todo o conteúdo da tecnologia humana.

Estamos na terceira geração, após o advento da tecnologia dos computadores pessoais e todos o dias nos deparamos com profissionais que não sabem usá-la. A ciência pura que “aprenderam” na escola de nada serviu.

Copyleft © 2007 Sincero Zeferino Filho (OhEremita)

Nenhum comentário: