Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2008

O Caminho de um Moveleiro no Software Livre

No velho Guia Rápido de Instalação, do Conectiva 7.0 tem uma anotação datada de 23/11/2001, como não me lembro da data correta, que comprei a caixinha daquele meu primeiro Linux, devo adotar esta data como data oficial.

Em alguma data bem próxima de novembro de 2001 eu comprei uma revista que oferecia como brinde, um CD purpura escrito em preto com letras grandes “Linux 6.0”. Com ele consegui reparticionar minha máquina e iniciar a sua instalação, mas não foi possível sua conclusão por conta de um defeito no CD. Dias depois levei minha máquina para um amigo dar uma olhada e um amigo dele me perguntou sobre aquele Linux, quando eu disse o que ocorrera ele me falou da MicroHard, que comercializava um Linux Conectiva por R$89.00. Não tive dúvidas, fui até lá e comprei. Algumas horas mais tarde estava usando O KDE, depois GNOME, Fluxbox...

Por conta do famigerado Winmodem e de minha falta de iniciativa, ou medo de perder aquele belo sistema, ainda precisava do sistema proprietário para conectar-me à Internet.


No inicio de 2003 já estava experimentando o Mandrake 9.0. Por incentivo do Grande amigo Tiago Cruz.
Em 2004 teve início a minha participação no Software Livre. Também foi quando obtive a minha liberdade definitiva, em relação a software.
No dia 24 de junho de 2004, às 05:47 da manhã hora local, eu enviava um email para o Claudio Ferreira Filho, então líder do Grupo Brasileiro de desenvolvedores do OpenOffice.org, oferecendo umas planilhas de custo, para serem disponibilizadas como exemplo de utilização do OpenOffice. O Claudio me respondeu que aproveitaria estas planilhas, em um Projeto que pretendia criar, dentro do portal do OpenOffice.org.br, chamado “Escritório Aberto”. Esse era o início de minha participação, no mundo do Software Livre.

Email enviado ao Claudio Ferreira Filho:
“Estou terminando um conjunto de planilhas para cálculo (e acompanhamento) de preço final de produtos, na indústria.
Isto porque na nossa pequena empresa, não temos tempo nem recursos para desenvolver, ou adquirir um sistema integrado com banco de dados de uso industrial, (todos os bons sistemas que encontramos no mercado, a preços pagáveis, são para o comércio). Então resolvemos utilizar planilhas.
Estas planilhas, nos acompanham desde o Lótus123.
Eu as estou convertendo para OpenOffice.
Caso Você ache este tipo de planilha interessante posso lhes mandar uma cópia.
Quero lembrar que eu e muitos outros "pequenos", que conheço, sentimos muita falta de alguma ajuda para utilizar estes programas, tipo OpenOffice calc, na administração de nossas pequenas empresas.
Abaixo segue um pequeno resumo da estrutura destas planilhas.
Sincero Zeferino filho
Santa Luzia, MG, Brasil”

Em seguida o Kurumin foi instalado em miha máquina pelo Kiko, no 1º Festisol em Juiz de Fora - MG, com internet e tudo. Esse foi meu passe livre, nunca mais instalei sistemas proprietários em nenhuma de minhas máquinas.


O ano de 2005. Foi um ano de grandes acontecimentos.
Logo no inicio, uma situação, com altas doses de adrenalina. Estávamos apenas eu e um CD do Slackware 9.1, já que os outros CDs de distros que eu tinha, não funcionavam e por uma besteira que eu acabara de fazer, havia perdido o sistema instalado. No final deste mesmo dia, fiquei muito emocionado, quando o Slackware estava funcionando em minha máquina e conectando na internet discada.

Dia 30/04-01/5/2005, acontecia em Belo Horizonte o III Encontro LinuxChix, quando pude conversar rapidamente com: Piscilla Pimenta, Piter Punk, Sulamita Garcia, Julio Cesar Neves e fiz mais alguns amigos novos.

Outra vês o mês de novembro, bem no final do mês, recebi meus CDs originais do Slackware 10.2, a ultima versão que usei, daquele saudoso sistema.
Dia 20 de dezembro chegava a minha casa meu primeiro notebook (este que escrevo agora), um Dell Latitude 510, nele o sistema proprietário durou apenas 20 minutos, o suficiente para testar o hardware (cumprindo os protocolos da garantia), desliguei e religuei novamente com o CD1 do Slackware 10.2, uns 50 minutos depois disto... Já estava funcionando e o selo mais o adesivo do outro sistema, sendo retirados da máquina, ali concretizava minha liberdade.


O ano de 2006 foi memorável. Pelo meio do ano foi a vez de instalar o Kubuntu 6.06.
Durante o CONISLI2006 tive a chance de conhecer pessoalmente alguns amigos muito queridos, que só conhecia pela net, Claudio Ferreira Filho e Marcus Vasconcelos Diogo, do BrOffice.org, Tiago Cruz, dos velhos tempos de Guia do Hardware e mais alguns. Por incentivo do Claudio, havia elaborado e confeccionado, o troféu do Prêmio Vôo Livre 2006, oferecido pelo Grupo BrOffice.org àqueles que ajudaram o BrOffice.org, a voar mais alto. Prêmio entregue durante o CONISLI2006.


Ano de 2007: substituição do Kubuntu pelo Ubuntu (meu filho ainda hoje, me chama de traidor, por ter feito esta troca). Também fiz duas atualizações de sistema, uma para o Ubuntu 7.04 via reinstalação e outra para o Ubuntu 7.10 por atualização de distro, automática. Também foi o ano da consolidação do meu site pessoal, composto de varias páginas, em diversas localizações e com diferentes finalidades, mas com um mesmo objetivo. Devolver a comunidade, em forma de informações, o que recebo em forma de softwares.

Agradeço a todos que fazem das inúmeras comunidades de Software Livre, esperanças de que a sociedade humana, um dia se transforme em uma civilização. Também e principalmente aos Brasileiros, que sustentam nossas comunidades locais e produzem Software Livre da melhor qualidade, pois estão apagando as páginas ruins de nossa história a escrevendo outras boas e memoráveis.

Sincero Zeferino Filho (OhEremita);
Santa Luzia, MG;
Página pessoal:
http://oheremita.blogspot.com/
Projeto principal:
http://www.broffice.org/escritorio_aberto
Ubuntu 7.10;
BrOffice.org 2.3.1;

Nenhum comentário: